segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lançamento da 3ª edição do Caderno-revista 7faces e outras novidades

Clique na imagem para ampliar


A terceira edição do caderno-revista 7faces está pronta e vem com muitas novidades. O material está mais arrojado. Homenageia a poeta Diva Cunha em dois textos inéditos das professoras Ilane Ferreira e Conceição Flores. Ilane Ferreira é doutora em Educação e professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Conceição Flores é também doutora em educação e leciona no curso de Letras da Universidade Potiguar (UnP). 

O trabalho de ambas as professores no campo literário é de notável louvor. Uma, publicou em 2008, "O romance da besta fubana": festa, utopia e revolução no interior do Nordeste; a outra, publicou em 2000, Do mito ao romance: uma leitura do Evangelho segundo Saramago, em 2006, As aventuras de Maria Teresa Margarida da Silva Orta em terras de Brasil e de Portugal e, agora, em 2009, publicou em conjunto com Zenóbia Collares e Constância Lima Duarte, o Dicionário de escritoras portuguesas: das origens à atualidade – obra que já é uma referência para ambos países (Brasil e Portugal) e a qual tive o prazer de resenhá-la, resenha, que diga-se, está no prelo para ser publicada em breve.

Soma-se a isso o talento poético de 14 poetas selecionados para esta edição. (É a edição que mais recebeu contribuições e, logo, a que mais deu trabalho na definição dos nomes a serem publicados). E vem com um perfil mais que abrangente. Com trabalhos do Brasil, Portugal e Chile. O caderno-revista, conforme sabemos, comporta poetas de expressão portuguesa de várias partes do mundo.

Dos nomes agora apresentados vale destacar três em particular: um é o poeta Márcio-André, carioca morando em Lisboa, que enviou seus três recortes inéditos da sua já extensa e conceituada bibliografia literária. Basta que se diga que o poeta conta hoje com tradução de sua obra em mais de sete idiomas diferentes e é um dos expoentes da literatura digital no Brasil.

O outro é o poeta português João Negreiros, também um dos poetas que mais acumulam prêmios e que tem uma extensa produção no campo da poesia e do teatro, além do igual interesse pela arte digital. João disponibiliza na web verdadeiros momentos de êxtase poético ao recitar seus trabalhos.

E o outro nome é o do poeta carioca Jorge Lucio de Campos que enviou três trabalhos também inéditos de dois livros seus, A véspera do rosto e Lição de alvura.

E, por fim, vale chamar a atenção para dois trabalhos visuais que ilustram as páginas desta edição: o artista plástico carioca Paulo Vieira enviou um conjunto de desenhos e que aparece num ensaio que batizamos por Paulo Vieira, estudos; e o fotógrafo espanhol Chema Madoz que entra nas páginas dessa edição num diálogo mais que harmônico com a proposta do caderno-revista.

Portanto, não deixem de visualizar esta edição do caderno-revista 7faces que tem seu lançamento acordado para o próximo dia 30 de setembro no espaço em que fica hospedado a ideia, aqui.