segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dois poemas de Marianne Moore



OS PEIXES

vade-
ando negro jade.
     Das conchas azul-corvo um marisco
     só ajeita os montes de cisco;
          no que vai se abrindo e fechando

é que
nem ferido leque.
     Os crustáceos que incrustam o flanco
     da onda ali não encontram canto,
          porque as setas submersas do

sol,
vidro em fibras sol-
     vidas, passam por dentro das gretas
     com farolete ligeireza —
          iluminando de vez em

vez
o oceano turquês
     de corpos. A correnteza crava
     na quina férrea da fraga
          uma cunha de ferro;  e estrelas,

grãos
de arroz róseos, mães-
     d'água tintas, siris que nem lírios
     verdes e fungos submarinos
          vão deslizando uns sobre os outros.

As
marcas externas
     de mau-trato estão todas presentes
     neste edifício resistente —
          todo resquício material

de a-
cidente — ausência
     de cornija, machadadas, queima e
     sulcos de dinamite — teima em
          ressaltar; já não é o que era

cova.
Repetida prova
     demonstrou que ele pode viver
     do que não pode reviver
          seu viço. O mar nele envelhece.


NÃO HÁ CISNE TÃO LINDO

“Não há água tão quieta quanto as
     fontes mortas de Versailles.” Não há cisne,
de olhar cego bistre oblíquo
e pernas gondoleantes, tão lindo
     quanto o de louça com chintz,
de olhos cor de corça e coleira
de ouro denteada a indicar de quem foi.

Alojado no candelabro de
     Luís XV, com botões de matiz de
crista-de-galo, com dálias,
ouriços-do-mar e sempre-vivas,
     no mar de ramalhetes de
polidas e esculpidas flores
ele pousa – livre e altivo. O rei é morto.

Marianne Moore nasceu a 15 de novembro de 1887, em Kirkwood, Missouri, Estados Unidos. Sua estreia literária se dá ainda em 1915 nas revistas The Egoist e Poetry. Um ano depois, ela se muda para Nova Jersey e em seguida para Nova York, onde entra em contato com vários artistas de vanguarda, especialmente os da revista Others; a poesia de Moore logo passa a ser bem-quista entre Ezra Pound, William Carlos William, T. S. Eliot, entre outros. É desse mesmo ano a publicação pelas mãos de Hilda Doolittle (HD) do seu primeiro livro — Poems —, feita sem sua permissão. Três anos depois sai Observations e abre-se uma obra vasta e premiada com os principais galardões do seu país, fixando-a, definitivamente no quadro das figuras mais importantes do modernismo estadunidense. Morreu a 5 de fevereiro de 1972, em Nova York. 


* Traduções de José Antonio Arantes