sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Edição n.14 da Revista 7faces está online



Mário Peixoto (1908-1992) foi ligado, pela amizade ou pela criatividade, a nomes  como Clarice Lispector e Lúcio Cardoso, entre outros; autor de um livro elogiado por Jorge Amado e Manuel Bandeira que revolucionou o romance brasileiro, O inútil de cada um – obra que até agora os leitores só conhecem o primeiro de um todo de seis volumes e este único título ainda há muito fora de circulação no mercado editorial. Igualmente exímio poeta, elogiado por Mário de Andrade como um autêntico modernista. Mas, pouco lembrado por sua literatura.

Sobre Mário Peixoto sempre se recorda quando o assunto é o cinema. Foi o realizador de um filme elogiado por nomes como Orson Welles e peça de culto da cinematografia brasileira. Limite, tal como sua prosa e sua poesia, é uma obra desconcertante em todos os aspectos.

Todas as facetas do artista são exploradas por estudiosos de sua obra na edição 14 da Revista 7faces; além de fotografias, reproduções de poemas, manuscritos, inéditos, falam sobre o trabalho artístico literário de Mário Peixoto, Geraldo Blay Roizman, Ciro Inácio Marcondes, Saulo Pereira de Mello, Roberta Gnattali e Joel Pizzini. 

Apresentada durante os dias 13 e 14 de novembro de 2017 no evento Mário Peixoto. A poesia que reside nas coisas, a edição organizada por Filippi Fernandes, Cesar Kiraly e Pedro Fernandes traz ainda poemas de José Luís Peixoto,Jonas Leite, Chary Gumeta (poeta mexicana traduzida por Pedro Fernandes), Rodrigo Novaes de Almeida, Lucas Rolim, Gabriel Abilio de Lima Oliveira, Carlos Augusto Pereira, Geovane Otavio Ursulino, Rosa Piccolo, Izabela Sanchez, Orlando Jorge Figueiredo, Diego Ortega dos Santos, Lucas Facó e Felipe Simas.

Acompanha este número, um catálogo com poemas, excertos da prosa e outras imagens do arquivo Mário Peixoto.

Tudo disponível online no site da Revista 7faces.