segunda-feira, 12 de março de 2018

Dois poemas de Castro Alves




A DUAS FLORES


São duas flores unidas,
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.

Unidas, bem como as penas
Das duas asas pequenas
De um passarinho do céu…
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.

Unidas, bom como os prantos,
Que em parelha descem tantos
Das profundezas do olhar…
Como o suspiro e o desgosto,
Como as covinhas do rosto,
Como as estrelas do mar.

Unidas… Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rodas da vida,
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!


O ADEUS DE TERESA

A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos E depois na sala
“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala

E ela, corando, murmurou-me: “adeus.”

Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus
Era eu Era a pálida Teresa!
“Adeus” lhe disse conservando-a presa

E ela entre beijos murmurou-me: “adeus!”

Passaram tempos sec’los de delírio
Prazeres divinais gozos do Empíreo
… Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse – “Voltarei! descansa!. . . ”
Ela, chorando mais que uma criança,

Ela em soluços murmurou-me: “adeus!”

Quando voltei era o palácio em festa!
E a voz d’Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! Ela me olhou branca surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa!
E ela arquejando murmurou-me: “adeus!”


Castro Alves nasceu em Muritiba, Bahia, no dia 14 de março de 1847 e morreu em Salvador, Bahia, no dia 6 de julho de 1871. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Na época da Faculdade de Direito, que cursou no Recife, viveu sua melhor fase como poeta. Escreveu o drama Gonzaga em 1868; no mesmo ano transferiu-se para a Faculdade de Direito em São Paulo e o texto que escreveu é apresentado com enorme sucesso no teatro. Dois anos depois, quando com a saúde comprometida pela tuberculose, escreveu publicou seu primeiro livro, Espumas flutuantes, único que viu publicar. Seu maior trabalho, o poema “O escravos”, e outros textos como “A cachoeira de Paulo Afonso” também designado pelo poeta como uma continuação do seu poema mais famoso. Segundo o verbete para a ABL, “duas vertentes se distinguem na poesia de Castro Alves: a feição lírico-amorosa, mesclada de forte sensualidade, e a feição social e humanitária, em que alcança momentos de fulgurante eloquência épica”.



Um comentário: