sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Edição n.17 da Revista 7faces está online





"Às vésperas do centenário do seu primeiro livro de poemas, o Livro de Mágoas, de 1919, qual retrato pode-se apreender hoje de Florbela?" A pergunta está no editorial da edição 17 da 7faces que rende homenagem ao trabalho literário de Florbela Espanca. Jonas Leite, o autor do texto e um dos organizadores deste número do periódico, não oferece já a entrada uma resposta para esta pergunta, afinal a possível elaboração de um retrato da poeta portuguesa só é dado pelas leituras que se seguem: por Elina Luiza dos Santos, Isa Margarida Vitória Severino, Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento, Maria Lúcia Dal Farra, Clêuma de Carvalho Magalhães, Fabio Mario da Silva, Andreia de Lima Andrade, Chris Gerry e Iracema Goor Xavier. Mas, a pergunta do editorialista, é bom que se diga, é infinita.

Além dos textos de figuras singulares nos estudos da obra de Florbela Espanca, o n. 17 da revista reúne poemas de Franco Bordino, Daniel Jonas, Lucas Grosso, Augusto de Sousa, Juan Manuel Palomino Domínguez, Carolina Pazos, Tibério Júlio de Albuquerque Bastos, Rebeca Rose dos Santos Leandro, Nathalia Catarina, Alaor Rocha, Paulo Emílio Azevedo e Moira Marques Portugal. Sobre os dois primeiros nomes é necessário sublinha duas coisas:

1. Franco Bordino foi o vencedor do importante prêmio literário oferecido pela instituição espanhola Casa de las Américas; o poeta recebeu o galardão pelo seu livro de estreia, feito razoavelmente inédito na história das premiações. Seu livro, Los primeros indicios, figura, assim, entre os melhores títulos de poesia de 2018, publicados em língua espanhola. Foi lido pelo júri como uma obra muito próxima a toda uma tradição poética que remete a Jorge Luis Borges. Os quatro poemas deste poemário enviados pelo poeta foram traduzidos por Pedro Fernandes de Oliveira Neto, editor da 7faces.

2. Daniel Jonas é já um poeta que em Portugal dispensa apresentações; com uma variedade de títulos publicada e uma lista considerável de prêmios que tem recebido por sua obra, é a primeira vez que muitos desde lado do Atlântico leem seu nome e alguns dos seus poemas. Em breve terão mais que isso: é que os poemas apresentados neste número foram selecionados a partir da antologia Os fantasmas inquilinos organizada por Mariano Marovatto e publicada pela Editora Todavia. Registre-se o feito em maneira de agradecimento ao organizador desta importante edição e ao seu editor Leandro Sarmatz pela parceria brilhante.

O site da revista onde se pode encontrar esta e outras edições é este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário