segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Edição n.15 da Revista 7faces está online



Em 2018, regularemos as edições semestrais da Revista 7faces. Por isso, o leitor que já for atento ao nosso trabalho redobre sua atenção: serão três edições até o final do ano – todas em processo de finalização. A primeira delas chega online agora, neste dia 29 de janeiro. É a de n.15. Homenageia o poeta português Eugénio de Andrade, reconhecidamente um dos mais importantes nomes da poesia de língua portuguesa contemporânea.

No editorial “Da maneira mais simples, outros ritmos, outros modos”, título construído com dois títulos de dois poemas de Eugénio de Andrade, Pedro Fernandes, editor da Revista 7faces, sublinha que a poética do poeta inaugura “um universo particular cujo interesse é favorecer uma revelação do mundo, desde sua forma mais simples à mais complexa, aquela capaz de não ser justificada pela mera força antagônica com que fomos levados a forjar o mundo”.

A homenagem a Eugénio de Andrade é marcada por um rico dossiê que inclui fotografias, reprodução de manuscritos, poemas e ensaios de leitores versados no estudo da obra do poeta Prêmio Camões: Gabriel José Innocentini Hayashi, Paulo Brás, Maria Vaz, Maria João Reynaud, Paula Mendonça e Tânia Ardito.

A novidade nesta edição é a inauguração da seção “Memória”, nascida de uma recorrência já marcada em números anteriores. Nela se publicam textos que circularam noutra mídia e já agora estão fora de circulação embora não tenham perdido a relevância para a leitura crítica da obra do poeta homenageado. No caso da edição em questão reproduzimos um texto do Professor Óscar Lopes que está em Uma espécie de Música (A poesia de Eugénio de Andrade), editado na coleção de Estados Portugueses (Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1980) é há muito fora de circulação em Portugal e ainda inédito no Brasil: “Morte e ressurreição dos mitos na poesia de Eugénio de Andrade”.

Completa a edição, dois cadernos de poesia, com rica incursão pela cena poética portuguesa atual, dentre os poetas brasileiros: Carla Valente, Clara Baccarin, Custódia Pereira, Helena Loza, Joaquim Cardoso Dias, Laryssa Costa, Lucas Repetto, Manuel Pintor, Sandra Fonseca Matias, Susana Canais, Alberto Arecchi, Carla Carbatti, Marcelo Grisa, Maria Vaz e Pablo Bruno de Paula dos Santos.

Tudo disponível online no site da Revista 7faces.