segunda-feira, 21 de maio de 2018

Edição n.16 da Revista 7faces está online


"Em julho de 2018 poderia ser comemorado o lançamento de Apresentação do Rosto (Ulisseia, 1968), um dos livros mais polêmicos de Herberto Helder e que já quase não existe à mão. O condicional é aplicado não fosse o livro um advento tumultuoso na trajetória literária de um dos maiores escritores portugueses do nosso tempo: o romance autobiográfico ou a autobiografia romanceada foi alvo de censura pela Polícia Política dias após a impressão de seus 1.500 exemplares. Quase todo o material foi incinerado assim que apreendido pelo P.I.D.E. A pequena parcela que escapou à destruição se encontra em alguns pontos específicos do mundo, seja em bibliotecas de universidades, entre as raridades de alfarrabistas exigentes ou então nos cofres de seletos estudiosos de Herberto Helder." 

chamamento é do poeta Leonardo Chioda, o principal organizador da edição 16 da Revista 7faces que foi apresentada hoje. A obra poética de Herberto Helder, incluindo Apresentação do Rosto se levarmos em conta que diversos textos aí apresentados foram "remanejados ou reescritos para outros títulos como Photomaton & Vox, Vocação Animal e Os Passos em Volta", é o tema central deste número.

A edição reúne alguns dos principais estudiosos da obra de Helder como Eduardo Quina, António Fournier, Rafael Lovisi Prado, Maria Lúcia Dal Farra, Claudio Willer, Tatiana Picosque e Ana Cristina Joaquim.  Mariana Viana compôs um ensaio com imagens que recriam o livro Os passos em volta. Além de manuscritos e fotografias inéditas do poeta português.

O n.16 da 7faces traz poemas de Mariana Basílio, Eduardo Quina, Hugo Lima, Valter Hugo Mãe, Camila Assad Quintanilha, Gabriel Faraco, Laura Elizia Haubert, Carlos Arthur Rezende Pereira, Cristiane Bouger, Jorge de Freitas, Diogo Bogéa, José Pascoal, Lucas Perito, Antônio LaCarne, Gabriel Stroka Ceballos, Diego Ortega dos Santos, Gregório Camilo, Guilherme Lessa Bica, José Huguenin e Fabrício Gean Guedes. 

O site da revista, onde se pode encontrar esta e outras edições é este.