sexta-feira, 9 de outubro de 2020

A revista 7faces n.21

 



Desde o final de 2019, depois de quando assinalamos o centenário do escritor português Jorge de Sena, que pensamos neste número que agora se publica. A confissão pública desse interesse foi dada a partir do dia 9 de janeiro de 2020, data do aniversário de 100 anos de João Cabral de Melo Neto, quando abrimos uma chamada para o envio de textos. O trabalho final, acreditamos, busca alcançar a altura de um poeta que alçou a poesia escrita em língua portuguesa a outro patamar de expressão, forma e feitura.
 
A edição está organizada em quatro momentos distintos e dialogantes, compostos os três primeiros por quatro textos. A primeira seção conversa sobre aspectos interiores da poética de João Cabral de Melo Neto; a segunda, avança sobre temas, isto é, os textos aqui tratam sobre aspectos de maior espectro; e, a terceira, sobre os diálogos mantidos entre a poética cabralina e outras textualidades, quais sejam a pintura, o cinema e a dança. Integram esses momentos Antonio Carlos Secchin, Darío Gómez Sánchez, Edneia Rodrigues Ribeiro, Francisca Luciana Sousa da Silva, Francisco José Ramires, Iván Carvajal, Mariana Bastos, Rafaela Cardeal, Rafaela de Abreu Gomes, Rogério Almeida, Rosanne Bezerra de Araújo, Rosidelma Pereira Fraga e Adriana Helena Albano.
 
A quarta seção, “Memória”, reproduz uma resenha escrita por Antonio Candido ainda no calor da aparição do primeiro livro do poeta pernambucano ― Pedra do sono.
 
Acompanha esse material dois cadernos de poesia com textos de Alves Candeira, Antonio Carlos Sobrinho, Breno Almeida de Castro, Claudia Baeta Leal, Edwardo Silva, Francisco Romário Nunes, Gusthavo Gonçalves Roxo, Isabel de Carvalho, Julieta Simone, Lucas Grosso, Maíra Matos, Marina Magalhães, Nayara C. P. Valle, Paula Peregrina, Thássio Ferreira, Thiago Alexandre Tonussi e Vinicius Comoti.
 
Este número acolhe ainda o trabalho visual de Márcio Diegues ― da capa aos elementos internos ― em contínuo diálogo com elementos simbólicos do universo criativo de João Cabral de Melo Neto.
 
Para ler esta e outras edições, gratuitamente, basta acessar o site.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário