sexta-feira, 27 de junho de 2014

Quatro poemas de Guimarães Rosa

Guimarães Rosa no Itamaraty, Rio de Janeiro, 1964. Fotografia David Drew Zingg.
Acervo Instituto Moreira Salles. (detalhe/reprodução)

Madrigal

No tronco do jequitibá,
que estavas abraçando,
colando-lhe o corpo, do rostinho aos pés,
vejo os arranhões fundo,
onde o canguçu, quase de pé,
afia as garras,
e, mais embaixo, a casca estraçalhada,
onde os caititus vêm acerar os dentes...


Alaranjado

No campo seco, a crepitar em brasas,
dançar as últimas chamas da queimada,
tão quente que o sol pende no ocaso,
bicado,
pelos sanhaços das nuvens,
para cair, redondo e pesado,
como uma tangerina temporã madura...


Gargalhada 

Quando me disseste que não mais me amavas,
e que ias partir,
dura, precisa, bela e inabalável,
com a impassibilidade de um executor,
dilatou-se em mim o pavor das cavernas vazias...
Mas olhei-te bem nos olhos,
belos como o veludo das lagartas verdes,
e porque já houvesse lágrimas nos meus olhos,
tive pena de ti, de mim, de todos,
e me ri
da inutilidade das torturas predestinadas,
guardadas para nós, desde a treva das épocas,
quando a inexperiência dos Deuses
ainda não criara o mundo...


Consciência Cósmica

Já não é preciso de rir.
Os dedos longos do medo
largaram minha fronte.
E as vagas do sofrimento me arrastaram
para o centro remoinho da grande força,
que agora flui, feroz, dentro e fora de mim...

Já não tenho medo de escalar os cimos
onde o ar limpo e fino pesa para fora,
e nem de deixar escorrer a força dos meus músculos,
e deitar-me na lama, o pensamento opiado...

Deixo que o inevitável dance, ao meu redor,
a dança das espadas de todos os momentos.
E deveria rir, se me restasse o riso,
das tormentas que pouparam as furnas da minha alma,
dos desastres que erraram o alvo de meu corpo...

João Guimarães Rosa nasceu a 27 de junho de 1908 em Cordisburgo. Reconhecido um dos nomes mais importantes das literaturas de língua portuguesa pela publicação de obras como Sagarana e Grande sertão: veredas, Rosa iniciou sua vida literária pela poesia, quando escreveu nos anos 1930 um livro que só aparecerá publicamente muitas décadas depois: Magma. Com este ganhou o prêmio da Academia Brasileira de Letras, instituição para a qual foi eleito a 5 agosto de 1963. Morreu a 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro. 


Um comentário: