terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quatro poemas de Chacal




SETE PROVAS E NENHUM CRIME

Havia a mancha de sangue no jaleco
E nenhum corpo
Havia o olhar rútilo, o rosto crispado
E nenhum motivo
Havia o cheiro impregnado no corpo
E nenhuma digital
Havia o vírus, o bilhete, a arma branca
E nenhum assassinato
Havia em vão a confissão
E nenhum ilícito
Havia a cadeira de rodas vazia
E nenhum suspeito
Havia um gato emborcado no aquário
E peixe nenhum


TEMPO

no início era o começo.
o depois veio vindo devagar.
o antes veio depois do depois.
só quando esse se estabeleceu.
no princípio era o agora.
isso demorou até que
tudo virou antes e depois.
então numa revolução peluda
o agora voltou ao trono.
antes e depois viraram
falta do que fazer.
e tanto fizeram
que o agora virou tudo
e o tudo, nada.
de volta ao princípio
o agora agora congelou.
o antes fica pra depois.


ESSE ANIMAL

o poeta é de carne e osso
tem olhos, boca, nariz, pescoço
tem pressa, humor, desejo e calma
o poeta é de corpo e alma

o poeta é de osso e carne
sendo a vida vivida o osso
a carne o que lhe dá a palavra
o poeta é alguém que se lavra

tem poeta mais carne que osso
tem o tecido adiposo de quem
entre livros letras ditados
vê a vida passar ao largo

tem poeta carne de pescoço
traz o esqueleto no rosto
não sabe dar carne ao poema
preso no fundo do poço

o poeta é um animal que fuma


CARA DE CAVEIRA

minha cara é de caveira
meus olhos são de vidro
e vocês não me dizem nada

no meu corpo tem um sangue
amargo e verde
meu coração é à prova de choque
e vocês não sabem de nada

tenho pés de andar em qualquer chão
as mãos livres sem argolas
e vocês tremem por nada

minha memória guarda coisas bem curtidas
eu sou minha memória bem curtido
e vocês não são de nada

Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte) nasceu a 24 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Foi um dos primeiros poetas da década de 1970 que fez do mimeógrafo instrumento para circulação de poesia; estreou com o livro Muito prazer, Ricardo. Depois deste título vieram, entre outros, Preço da passagem, América, Quampérius, Olhos vermelhosNariz anis, Boca roxa, Drops de abril, Comício de tudo, e Belvedere, antologia publicada pela Cosac Naify e 7 Letras no âmbito da coleção Ás de Colete, reunindo obra de 1971 e 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário