Desde quando sabíamos que 2013 seria o ano de Vinicius de
Moraes que pensávamos organizar algum material assim tão sofisticado quanto a edição feita para homenagear a face poética de José Saramago. Mas, descobrimos uma
coisa: as efemeridades sobrecarregam aqueles que têm autoridade maior para
falar sobre a obra e o autor homenageado. Nessas horas, quando o que mais se ouve
são impossibilidades devido ao tempo, é que o papel de editor de um periódico como
este deve mostrar as caras.
Não saiu a edição especial conforme gostaríamos que fosse,
mas a edição ora publicada é especial à sua maneira: primeiro, ela é revestida
de vozes diversas das comuns, mas igualmente munidas da autoridade necessária
para falar sobre a obra e o poeta Vinicius porque, de uma maneira ou de outra,
o autor e a obra constituem antes de objeto de pesquisa, paixão, mesmo que haja
a alta recomendação de que este sentimento não deve interferir na leitura acadêmica
de uma obra. Outra coisa: é que a edição sai completa e alimentada pela
delicadeza com que temos alinhavado este trabalho desde sua primeira edição.
Reúnem-se nesta edição nomes de várias partes do Brasil e
dois poetas do Porto, Portugal, país com o qual sempre tivemos proximidades e
para o qual deve sair uma das futuras edições. Recebemos, como tem sido costume
desde há algumas edições vários trabalhos, os que aqui se publicam é porque reúnem
afinidades e juntos compõem uma imagem um tanto homogênea para o número em questão:
Nina Rizzi, Tâmara Abdulhamid, Mario Filipe Calvanti, Calila das Mercês,
Cristiana Cangussú, Mauricio Duarte, Edson Bueno de Camargo, Léo Prudêncio,
Guilherme Dearo, Luiz Otávio Oliani, Nuno Brito e Rui Tinoco.
Sobre a obra de Vinicius de Moraes publicam-se três ensaios:
Adriana Borges visita a face do poeta e do músico Vinicius; Daniel Gil,
estudioso da obra viniciana, redige sobre a sedimentação de uma obra, “A casa”,
que vai se construindo no gosto popular. Abre a edição uma leitura conjunta
escrita por Ana Carolina Machado Diniz, Bruno Santos Pereira da Silva e
Vinicius de Carvalho Serafim três estudantes da Universidade Federal do Rio de
Janeiro que dissertam sobre o valor do centenário de Vinicius; fazem, para
isso, uma visita a ampla bibliografia do poeta e aquilo que vai se formando em
torno dessa obra.
Por fim, gostaríamos de registrar ainda o rico trabalho de
um grupo de artistas denominado “Autor ensandecido” que produziu um material exclusivo para esta edição, trabalho conforme
aparece moldado pela técnica da delicadeza – substância química da poesia – e
subtraindo palavras recortadas do corpo poético de Vinicius de Moraes, produziram
um conjunto de imagens que explora texturas, conjunções e conjugações de
sentido.
Renovamos assim os ares do
caderno-revista 7faces numa belíssima edição para agradar aos diversos
paladares visuais que nos acompanham ou virem a nos acompanhar.
Para ver a edição, vá aqui.
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