terça-feira, 13 de outubro de 2020

Dois poemas de Edward Thomas




NÃO HÁ NADA COMO O SOL

Não há nada como sol à medida que o ano morre,
por mais gentil que possa ser este mundo assim criado,
para pedras e homens e animais e aves e moscas,
para todas as coisas que toca, excepto a neve,
seja no sopé da montanha ou na rua da cidade.
A parede a sul aqueceu-me: Novembro começou,
No entanto, nunca brilhou o sol tão belo quanto agora
enquanto os últimos abrunhos que ficaram no ramo
com centelhas da tempestade da manhã caem
porque o estorninho o sacode, assobiando o que
antes as andorinhas cantaram. Mas também não esqueci
que não há nada como o sol de Março,
como o de Abril, Julho ou Junho ou Maio,
ou dos grandes dias de Janeiro ou Fevereiro:
E Agosto, Setembro, Outubro e Dezembro
têm dias iguais, todos diferentes de Novembro.
Em todos os dias do mês só eu tenho dito - 
Ou, se viver o suficiente, deverei dizer -
"Não há nada como o sol que brilha hoje"
Não há nada como o sol enquanto podemos viver.


ESSAS COISAS QUE OS POETAS DISSERAM

Essas coisas que os poetas disseram
sobre o amor pareciam-me verdade
quando amei e de forma igual
de amor e de poesia me alimentei.

Mas agora gostaria de saber
se o amor deles era o mesmo,
ou se o meu era o verdadeiro
e o deles outra erva adorável:

Pois não foi assim, certamente,
que, então ou depois, eu amei.
Decide entre nós meu bom
amor, antes que eu morra.

Assim, que um tenha amado
por esse mesmo argumento
seja claramente provado:
Eu, não amando, sou diferente.

Edward Thomas nasceu a 3 de março de 1878, em Londres. Sua obra se desenvolve primeiro pela crítica literária e mesmo pela prosa romanesca; nesta última forma escreveu um único livro. Na poesia, gênero que o tornou reconhecido também editou em vida um único trabalho, Six Poems, em 1916. Um ano antes havia decidido se alistar para ir ao front; na guerra, voluntariou-se para servir no estrangeiro. Foi enviado ao norte da França, onde morre em combate em Pas-de-Calais a 9 de abril de 1917.


* Traduções de Ricardo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário