“pra quê
mais ginsberg? pra quem mais ginsberg? ora, pra todos. pros poetas, é claro,
que já estão lá atrás do sumo que mais importa nessa clareira da linguagem; mas
é pra todos, sobretudo para os piores adictos” (Guilherme Gontijo Flores –
prefácio a Allen Ginsberg: poemas)
Em agosto de
2014, foi publicada uma edição do Caderno-revista 7faces em homenagem a Allen Ginsberg. Não fosse o projeto que há algum tempo Cesar Kiraly desenvolvia, o de traduzir alguns dos poemas do poeta estadunidense, talvez este número do periódico nem tivesse saído a essa altura. Nela, foi publicado um conjunto de poemas, em espécie de amostra de um trabalho já quase pronto mas que ainda levou pelo menos quase dois anos de leituras e revisões.
Allen Ginsberg: poemas é uma antologia
organizada por Cesar Kiraly cuja importância se exibe desde a base de criação daquele número do Caderno-revista 7faces e expressa algumas das peças que assinalam o rico trabalho do autor de Howl and other poems no campo
da poesia. É ainda uma amostra significativa para algumas das novas apostas encetadas
pelos da sua geração: a liberdade criativa, a irreverência, a ironia, a relação
direta entre o poético com as vivências, a exposição plena do corpo e das sexualidades
subjugadas pelo status quo, a fuga do
lugar-comum do bom-mocismo da sociedade, o revés do espírito hipócrita, a
quebra das polarizações extremas num ambiente político marcado por um e outro grupo
somente, a abertura de perspectivas outras sobre a relação com aspectos concernentes
a existência – a relação com o outro, o amor, a morte etc. –, a saída
definitiva de um universo de abstração formal para cantar a existência em seu
pleno vigor, enfim, há aí uma pequena dose de tudo isso. Um mosaico, portanto,
multifacetado de um poeta, de sua obra e do seu tempo. Ou uma porta de entrada
no mundo-Ginsberg.
Para organização da antologia, Cesar Kiraly recolheu poemas desde o mais famoso livro de
Allen Ginsberg, Howl, a outros títulos,
como Kaddish, Reality Sandwiches, The Fall
of America e Mind Breaths. É, portanto, outro ponto de um projeto
cujas primeiras peças deu forma e foram apresentadas na edição 9 do Caderno-revista
7faces e ampliou-se com a leitura pública realizada no Rio de Janeiro no mesmo
ano de 2014. A edição tem apresentação de Guilherme Gontijo Flores e imagens de Helton Solto. Clique aqui para acessar.
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