segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Dois poemas de Toni Morrison




Recordações de Eva

1
Peguei de uma fruta perdida entre o verde
Minhas mãos foram aquecidas pelo calor de uma maçã
Calor murmurado e flamejante
Mordi o núcleo do doce poder.
Como posso dizer o que foi?
O gosto! O gosto acendeu meus olhos
E levou-me para longe dos jardins plantados para uma criança
Para os desertos mais profundos que qualquer chamado do mestre

2
Agora essas cálidas mãos tocam o que antes acariciavam;
Os lábios esquecem o que beijaram.
Meus olhos, agora, mergulham sua luz
E veem melhor o alto.

3
E faria tudo isso outra vez:
Ser o porto, o veleiro e a fuga,
Soltar a brisa e aproveitar a tempestade,
Apreciar a colheita do que fui.
Escalar melhor a montanha.
Estar melhor no alto.


Não sirvo para o mar

Não sirvo para o mar.
Veja como o peixe confunde meu cabelo com o lar.
Eu tive uma vida, igual a você. Não deveria andar pelo mar
Não sirvo para o mar
Deixe-me presa à terra; estrela fixa
Misturada com o sol e beijando o ar.

Dê-me o sorriso, o beijo mágico
Para enganar garotinho da morte na minha mão.
Não sirvo para o mar. Veja como peixe confunde meu cabelo com o lar.

Toni Morrison nasceu a 18 de fevereiro de 1931 em Lorain. Sua obra está circunscrita na prosa com romances como O olho mais azul, o primeiro livro, Amada, Jazz, A canção do Solomon, entre outros títulos. Formada em inglês pela Universidade de Howard, mestra pela Universidade de Cornell com estudo sobre o suicídio na obra de Virginia Woolf e William Faulkner, esteve à frente das principais discussões e aberturas políticas e sociais nos espaços da literatura para a cultura e a voz negra. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Sua incursão pelo gênero poesia foi rara: em 2002, numa campanha para o Instituto Carol C. Harter, com a qual contribuíram outros nomes como Salman Rushdie, Joyce Carol Oates, Kenzaburo Oë e Wole Soyikka, a escritora compôs cinco poemas que deram forma à plaquete Five Poems ilustrada por Kara Walker com tiragem limitada a 399 cópias numeradas, 26 delas com assinatura das autoras. Os dois poemas aqui mudados para o português por Pedro Fernandes de Oliveira Neto são dessa única sequência publicada pela escritora a partir do arquivo disponibilizado online pelo MoMA. Toni Morrison morreu no dia 5 de agosto de 2019 em Nova York. 


Um comentário: