terça-feira, 5 de maio de 2020

Três poemas de Ron Padget



LÁ EM BAIXO

As pessoas costumam repetir o velho conselho
“Vive todos os dias
como se fosse o último dia da tua vida”.
O último dia da minha vida? O quê?
Ficaria frenético, a pular
como um canguru
com luvas de boxe
a socar o ar,
a tentar lutar contra
o que quer que viesse.
O que as pessoas querem dizer é
“Estar plenamente comprometido com a vida”.
Como um canguru sem luvas de boxe.


O POETA ENQUANTO PÁSSARO IMORTAL

Um segundo atrás o meu coração deixou de bater
e eu pensei: “Seria uma péssima altura
para ter um ataque cardíaco e morrer,
a meio de um poema”, então reconfortou-me
a ideia de que nunca soube de ninguém
que morresse a meio da escrita de um poema,
assim como os pássaros nunca morrem a meio do voo.
Acho.


NUNCA SE SABE

1) O que pode acontecer.
2) Como vão comportar-se as pessoas.
3)Oh, o que quer que seja.

Ron Padgett nasceu em Tulsa a 17 de junho de 1942. Autor de vasta obra que inclui sobretudo poesia e ensaio, recebeu pelo seu trabalho, entre os mais importantes prêmios, a Medalha Robert Frost em 2018. 

* Traduções Rosalina Marshall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário