terça-feira, 18 de maio de 2021

Quatro poemas de Antonio Fernando de Franceschi




GATO
 
rasante zoom à risca:
decifro um gato
sob as unhas do menino
prévio ao meu temor:
movo-me entre as raias
com cuidado
evito o negro
onde me perco:
não toco o tigrado dorso
nem o riso convexo
olho:
desdobro um tanto a memória
que rumina: mão infante
o pintou zebrino
em véspera de pulo:
arqueio as setas do bigode
que fremem sobre as tetas
pois é fêmea
e trívio
como qualquer gato:
mas esse exato
derreteu geleiras
 
 
GRÃO
 
no dilúvio fui pó
ou ressecada areia
fui avesso nas águas
                          imerso
fui resistindo sem rima
                         no verso
eu unitário grão
desta pedra no impluvium
                          me fluo
e sôbolos rios
                           eu contrário
me lanço ao mundo
 
 
POR UM FIO
 
na linha que percorro indesvendado não me fio
se me perco tordesilhas do outro lado de mim
tampouco me socorre o que é vedado
 
sem nome esta fome é o degredo
em que me fendo como fruta cindida
a que se come jamais mais que um pedaço
 
sou antecipado cansaço no espelho invertido
mas mergulho partido e me estilhaço
no brilho afinal reencontrado
 
 
TANGENTE
 
agrego incerto território
de mim terra aportável
estuário
 
invisto vontades
rio adentro
sob a parede das veias
 
um ponto um círculo:
eu coadjutor tangente
me descubro e perco
neste continente
 
Antonio Fernando de Franceschi nasceu em 1942 em Pirassununga, São Paulo. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretor do Museu de Arte de São Paulo, editor-responsável pela prestigiada publicação Cadernos de Literatura Brasileira, editados pelo Instituto Moreira Salles (IMS). Escreveu poesia e ficou reconhecido por títulos como Tarde revelada (Brasiliense, 1985; prêmio Jabuti), Caminho das águas (Brasiliense, 1987; prêmio Jabuti e prêmio da APCA), Fractais (Brasiliense, 1990), A olho nu (Companhia das Letras, 1993) Sete suítes (Companhia das Letras, 2010) e Sal (Companhia das Letras, 2017). Franceschi morreu no dia 31 de maio de 2021, em São Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário